sábado, 25 de maio de 2013

NOVA DIREÇÃO NA DIOCESE









Marco Aurélio Gubiotti é ordenado na tarde de hoje

Novo bispo diz que qualquer mudança que ele fizer dentro da Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano ocorrerá após ele tomar conhecimento da situação após a sua posse

REPÓRTER
Janete Araújo


FABRICIANO- Monsenhor Marco Aurélio Gubiotti, 49 anos em entrevista concedida pelo novo bispo via telefone na manhã desta sábado (25) ao jornal VALE DO AÇO, às vésperas de sua ordenação às 15h deste domingo (26), como bispo da Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano na cerimônia que acontece em sua cidade natal, Ouro Fino, falou da ansiedade deste momento considerado por ele muito importante e também para os fiéis que irá conduzir. E como pretende desenvolver seu trabalho à frente de seu rebanho, como chama os cerca de 600 católicos que a diocese estima que ele vá conduzir.
Dom Marco Aurélio começa dizendo que “O meu coração está ansioso, mas meu espírito está confiante”, e diz que espera a vinda de dezenas de caravanas todos os pontos, mas também de outras das cidades vizinhas a Pouso Alegre e das paróquias onde ele trabalhou durante seus 24 anos de sacerdócio. Assim como a presença de vários bispos de toda Minas Gerais, já que durante a sua participação na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB, todos os padres, presbíteros e bispos foram convidados para a cerimônia.



Dom Marco Aurélio Gubiotti, completa 50 anos no dia 21 de outubro, Ele ainda conta que no dia 16 de junho, na parte da manhã, tomará posse oficial da Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano em cerimônia na catedral de Itabira, com a presença do arcebispo metropolitano de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Por volta das 15h do mesmo dia, ele irá participar da festa da Diocese, que acontece na praça central de Itabira, onde celebra sua primeira missa na cidade já como Bispo ordenado e ele espera uma grande aglomeração de pessoas para essa data. No Vale do Aço, o novo bispo agendou para o dia 23 de junho, às 19h30 na catedral de São Sebastião, no bairro dos Professores, em Coronel Fabriciano, a celebração de sua primeira missa na região.
 “A ordenação trata-se de uma grande festa para a igreja católica. Pois o bispo cria uma unidade na fé, pois ele é seguido pelos padres e presbíteros que juntos pastoreia o povo de Deus. O rebanho é do Bom Pastor e nós somos os representantes de Deus nas comunidades e como já falei antes a este jornal, pretende ser o pastor das minhas ovelhas que estou assumindo agora e conto com a colaboração de todos”, observa.
O novo bispo afirma ainda que terá como prioridades a formação atual e permanente dos presbíteros, revitalização das paróquias, desenvolvimento de uma consciência missionária abrangente, a manutenção da unidade na diversidade e apoio às diversas pastorais. “Pretendo incentivar as vocações, pois tenho um profundo amor pelas vocações e esse é meu compromisso”, afirma.

As mudanças
Sobre realizar possíveis mudanças dentro da Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano, ele adiantou para a reportagem que qualquer decisão somente será tomada e ele só vai se pronunciar após a sua posse aqui no Vale do Aço. Quando então ele vai se reunir com todos os conselhos, pastorais, padres, presbíteros e outras autoridades dentro da igreja, visando tomar conhecimento das condições da Diocese sobre as questões práticas que ocorrem atualmente.  “Mas de modo geral, pretendo dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido por Dom Odilon Guimarães Moreira”, salienta.
Dom Marco Aurélio é favorável ao uso das redes sociais, e ele mesmo é um usuário de facebok como forma de estimular as pessoas a conhecerem melhor o seu trabalho diz esse mecanismo vem facilitando a evangelização quando bem utilizado.
"A Igreja vive, a Igreja  acontece, a medida que novos Pentecostes se realizam em nosso meio", finaliza o novo bispo Marco Aurélio Gubiotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário