segunda-feira, 6 de maio de 2013

Desejo de ser um pastor conduzindo suas ovelhas


CIDADES
        Imprimir    Indique a um amigo       Fonte: Fonte Mais   Fonte Menos
05/05/2013 00:30 - domingo, 05 de maio de 2013. 
Dom Gubiotti diz que priorizará consciência missionária abrangente, trabalhando pela unidade na diversidade 

REPÓRTER
Janete Araújo
Arquivo pessoal

Marco Aurélio Gubiotti: “Pretendo incentivar as vocações, pois tenho um profundo amor pelas vocações”
DA REDAÇÃO – O responsável pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre, Marco Aurélio Gubiotti, nomeado como novo bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano no dia 21 de fevereiro, será ordenado no próximo dia 26, às 15h, em sua cidade natal, Ouro Fino. Dezenas de caravanas da região estão se preparando para o evento, assim como outras das cidades vizinhas a Pouso Alegre. Também já foram convidados todos os padres e bispos da regional Leste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB, que compreende Minas Gerais e Espírito Santo. Esta semana, Dom Gubiotti concedeu entrevista exclusiva ao jornal VALE DO AÇO, falando de suas prioridades na nova missão religiosa e como deverá ser sua linha de trabalho.

Dom Marco Aurélio Gubiotti, que está para completar 50 anos no dia 21 de outubro, diz que o largo uso das redes sociais vem facilitando a disseminação do convite para a sua posse, mesmo com o envio formal para cada paróquia sendo utilizado. Por isso ele espera uma grande aglomeração de pessoas. Ele ainda conta que no dia 16 de junho, na parte da manhã, tomará posse oficial da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano em cerimônia na catedral de Itabira, com a presença do arcebispo metropolitano de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Por volta das 15h do mesmo dia, ele irá participar da festa da Diocese, que acontece na praça central de Itabira, onde celebra sua primeira missa na cidade como Bispo ordenado.
Dom Marco Aurélio Gubiotti já agendou para celebrar sua primeira missa no Vale do Aço, com a presença dos padres da região. Será na catedral de São Sebastião, no bairro dos Professores, em Coronel Fabriciano, no dia 23 de junho, às 19h30.


Arquivo pessoal 

Pastor de ovelhas
O rebanho de fiéis católicos que Dom Marco Aurélio Gubiotti assumirá é estimado pela Diocese entre 550 a 600 mil pessoas. “Os fieis podem esperar de mim um bispo novo com desejo de ser o pastor que conduz as suas ovelhas. Com desejo de aprender a servir. Com a disposição de ajudar o povo e de estar junto do povo. Vivendo ao lado dos presbitérios essa missão. E para cumprir essa missão conto também com a colaboração dos padres da diocese, com quem já me reuni no último dia 19 de março. Pelas redes sociais venho recebendo manifestação de carinho e acolhida e não me esquecerei desse meu rebanho”, diz o novo bispo.
Gubiotti substitui Dom Odilon Guimarães Moreira, que renunciou, aos 74 anos, após ficar dez anos no cargo, alegando questões de saúde. Dom Odilon revelou que faz tratamento de coluna e para insônia, tendo ficado internado duas vezes.

Dificuldades e prioridades

Dom Marco Aurélio Gubiotti revela que um primeiro passo será tomar conhecimento de todas as dificuldades da diocese, que ele espera serem próprias de uma sede episcopal. “Darei a devida atenção e oportunidade às pessoas, e todas serão atendidas na fé, caridade e esperança”, projeta o novo líder da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.
O novo bispo afirma ainda que terá como prioridades a formação atual e permanente dos presbíteros, revitalização das paróquias, desenvolvimento de uma consciência missionária abrangente, a manutenção da unidade na diversidade e apoio às diversas pastorais. “Pretendo incentivar as vocações, pois tenho um profundo amor pelas vocações e esse é meu compromisso. Sei que a diocese vem preparando 19 a 22 homens casados para o diaconato permanente, além dos jovens que estão se preparando no seminário para se tornarem sacerdotes. Vou incentivar todas essas ações”, conclui o novo bispo.
Diácono permanente trata-se de um homem casado ou solteiro, que não pode ascender ao grau de presbítero, ficando, portanto, permanentemente como diácono. Na Celebração Eucarística o diácono tem funções próprias: servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Deve, ainda, incentivar a assembleia para uma participação correta e efetiva na chamada Divina Liturgia. Na vida da comunidade, ele deve ser um animador das pastorais, dos movimentos e dos serviços que compõem a caminhada da diocese, buscando sempre identificar-se com o plano de pastoral da diocese e empenhar-se para que as pessoas o façam.



Dom Marco Aurélio ao lado de Dom Odilon, que renunciou por motivos de saúde
A trajetória sacerdotal do novo bispo

Até ser nomeado como novo Bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, o padre Marco Aurélio dirigia a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre, e também atuava como professor na Faculdade Católica da cidade.
Dom Marco Aurélio é natural de Ouro Fino e foi ordenado diácono no dia 19 de dezembro de 1987. A ordenação presbiteral se deu no dia 14 de janeiro de 1989.
Ele cursou filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, e teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). Foi ordenado presbítero em 1989, e exerceu a missão paroquial nas paróquias de São Caetano em Brasópolis, Santo Antônio em Jacutinga, Nossa Senhora Aparecida em Tocos do Moji, São Sebastião em São Sebastião da Bela Vista e Nossa Senhora de Fátima em Santa Rita do Sapucaí.
Obteve o título de Mestre em Estudos Bíblicos pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (SP). Colaborou com a formação no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e foi diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José (2000 a 2005) e da Faculdade Católica de Pouso Alegre (2006 a 2009). Atualmente, padre Marco Aurélio era pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.


SERVIÇO

No dia 16 de junho, na parte da manhã, o novo bispo toma posse oficial da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, em cerimônia na catedral de Itabira, e no dia 23 de junho, às 19h30, na catedral de São Sebastião, em Coronel Fabriciano, celebra sua primeira missa no Vale do Aço, com a presença dos padres da região

Nenhum comentário:

Postar um comentário