terça-feira, 14 de maio de 2013

DESAFOGANDO OS PÁTIOS LOTADOS


CIDADES
        Imprimir    Indique a um amigo       Fonte: Fonte Mais   Fonte Menos
14/05/2013 00:40 - terça-feira, 14 de maio de 2013. 
Mais 2.812 veículos vão a leilão no Vale do Aço
Serão três leilões realizados em separado, sendo que o primeiro acontece em Timóteo no dia 15 julho; a seguir vem Ipatinga, no 23 de julho, e em Coronel Fabriciano a hasta pública está marcada para acontecer no dia 8 de agosto 

Janete Araújo

APESAR DO LEILÃO ocorrido em outubro passado, 850 veículos estão aptos a ir para hasta pública em Ipatinga
IPATINGA - Na tarde desta segunda-feira (13), o delegado Helton Cota Lopes, titular da repartição de trânsito em Ipatinga e presidente da Comissão de Leilão, confirmou as datas dos novos leilões de veículos que serão realizados no Vale do Aço. Ele falou à imprensa após se reunir com os proprietários dos pátios de veículos apreendidos de Ipatinga, Ricardo Angeli Bouzada; de Coronel Fabriciano, Amilar Edésio Marques Moraes, e de Timóteo, André de Oliveira Alves. No último leilão realizado, em outubro do ano passado, em Ipatinga, após 12 anos sem ocorrer uma hasta pública, foram arrematados quase 1.600 itens.

Janete Araújo

O delegado Helton Cota Lopes (D), presidente da Comissão de Leilão, juntamente com os proprietários dos pátios de Timóteo, André de Oliveira Alves; Coronel Fabriciano, Amilar Edésio Marques Moraes, e de Ipatinga, Ricardo Angeli Bouzada
Desta vez serão três leilões em separado, sendo que o primeiro acontece em Timóteo no dia 15 julho. A seguir vem Ipatinga, no dia 23 de julho. Em Coronel Fabriciano a hasta pública está marcada para 8 de agosto.Os leilões serão nos pátios de veículos de cada cidade. “Trata-se de um procedimento instaurado pela Delegada Regional Irene Franco com objetivo de desafogar os pátios que estão abarrotados. E também diminuir possíveis criatórios de dengue e animais peçonhentos. Portanto, é um caso de saúde pública. E mesmo porque vários desses veículos estão virando sucata. Esta é uma oportunidade para os interessados comprarem carros e motos a um preço acessível”, disse o delegado Helton Cota Lopes. Ele afirma ainda que os leilões seguem portaria de Oliveira Santiago Maciel ,chefe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais - Detran. “Ficam de fora dos leilões os veículos envolvidos em restrições judiciais, com chassis adulterados ou com impedimentos administrativos. A visitação dos interessados poderá ser feita uma semana uma antes de cada leilão”, observa o presidente da Comissão de Leilão.

Os veículos leiloados são aqueles que estão retidos há mais de 90 dias e não foram reclamados pelos proprietários. Muitos deles não arcaram adequadamente com as taxas e impostos obrigatórios para a circulação regular.

Janete Araújo

Pátios lotados
Em Ipatinga serão leiloados 850 veículos, sendo 270 carros e 570 motos, mais 10 caminhões. Para Ricardo Bouzada , é uma quantidade grande e que assusta, já que houve leilão há menos de um ano. Ele credita esse alto número às linhas de financiamento facilitadas para compra de veículos.
Já em Coronel Fabriciano estão aptos a serem leiloados 920 veículos, sendo 600 carros e 350 motos. Em Timóteo, são 1.042 veículos. Destes, são 552 carros e 490 motos.

Ricardo Bouzada esclarece aos proprietários dos veículos apreendidos que estão indo a leilão que eles não ficam livres do pagamentos das taxas, impostos, multas e outros débitos que devem, e o nome continua na Dívida Ativa da União. “Este é um leilão administrativo. O Governador nomeou oito leiloeiros que trabalham diretamente com o Detran. E a pessoa interessada deve acompanhar por um jornal de grande circulação na cidade e comparecer aos pátios para ver os itens que lhe interessarem”, salienta o dono do pátio de Ipatinga. “Queremos montar uma associação de pátios do Vale do Aço, para a partir de agora agilizar a realização de outros eventos do gênero”, acrescentou.

Retirada dos veículos
Ao arrematar o item, a pessoa paga, em uma agência bancária, a guia do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), confirma para o leiloeiro o pagamento e dentro de 15 dias a um mês aproximadamente recebe o item arrematado sem qualquer pendência.
O prazo para retirar o veículo é entre 15 dias e um mês, para solução de trâmites burocráticos como multas e débitos de IPVA, sendo que a pessoa que arrematar o veículo deve pagar apenas os dois últimos anos de seguro obrigatório.

O proprietário do pátio de Coronel Fabriciano, Amilar Edésio Marques Moraes, diz que nunca houve leilão de veículos na cidade e observa que o local tem 4 mil metros quadrados, mil a mais do que o exigido pelo Detran. Ainda assim, está tão lotado que cabe apenas mais uns 30 veículos. Desses, ele estima que 50% são sucata.

O proprietário do pátio de veículos de Timóteo, André de Oliveira Alves, conta que não há leilão na cidade há mais de 15 anos. Referindo-se ao espaço onde são apreendidos os veículos, ele diz: “Tive que fazer ampliação recente para caber mais veículos, pois o local estava saturado. Houve um período que tivemos que colocar um veículo em cima do outro”. Segundo ele,  40% estão em boa estado e 10 a 20% são sucata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário