terça-feira, 14 de maio de 2013

DIREITO AO VOTO


CIDADES
        Imprimir    Indique a um amigo       Fonte: Fonte Mais   Fonte Menos
12/05/2013 00:40 - domingo, 12 de maio de 2013. 
Defesa se pronuncia no dia 29 sobre questionamento 
MPT e chapa eleita para dirigir o sindicato confiantes em decisão sobre ação impetrada na Justiça do Trabalho 

Janete Araújo 

Helio Madaleno, o presidente eleito, representante da chapa mista com membros da CUT e da central Intersindical
  IPATINGA - Está marcada para o dia 29 deste mês, às 14h, na 1ª Vara do Tribunal da Justiça do Trabalho, em Coronel Fabriciano, a audiência inicial para apresentação da defesa em relação à ação impetrada no último dia 12 de março por seis funcionários da Cooperativa de Consumo dos Funcionários da Usiminas (Consul), Lagoa Silvana e Fundação São Francisco Xavier (FSFX). Os procuradores do Ministério Público do Trabalho - MPT, Adolfo Jacob e Túlio Mota Alvarenga, estarão acompanhando o caso a pedido da chapa que venceu as eleições do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga - Sindipa, em janeiro, encabeçada por Hélio Madaleno Pinto, eleito como novo presidente para mandato de quatro anos. O processo de questionamento das eleições tramita no TRT sob o número 0003996720135030033.

Em entrevista ao jornal VALE DO AÇO, Adolfo Jacob se manifestou sobre o caso, afirmando que os seis membros do sindicato alegam que queriam participar do pleito e não votaram. Por isso eles pedem que a eleição seja anulada. “O MPT vai atuar na defesa de que a eleição foi completamente lícita. E a pretensão desses autores dessa ação não tem o menor cabimento dentro da ordem jurídica. Eles teriam que votar nos sindicatos de suas classes, ou seja, do comércio, da saúde ou dos representantes dos clubes recreativos e não no Sindicato dos Metalúrgicos. Esta é a posição do MPT e que será apresentada durante a defesa na audiência do dia 29.Consideramos que no desfecho essa ação será considerada improcedente. A liminar postulada pelos autores já foi negada e será mantida”, acredita o procurador.
Ele ainda diz que depois dessa primeira audiência, que será apenas para apresentar a defesa das partes envolvidas, vem a audiência de instrução, quando  então será examinado o mérito da ação. 

Urbana separada
O presidente eleito da entidade, Hélio Madaleno Pinto, se diz confiante no resultado da justiça. Para ele, os autores da ação pertencem a outras categorias, mas mesmo assim, nos dias em que ocorreu a coleta dos votos, em janeiro, havia uma urna em separado onde eles poderiam ter depositado seus votos. “Eles não votaram não sei por qual motivo”, afirma, para acrescentar em seguida: “O nosso setor jurídico está cuidando desse processo, com o acompanhamento do MPT”, destaca.
O pleito no Sindipa teve uma vitória apertada. Hélio Madaleno, representante das centrais Intersindical e CUT, venceu as eleições, realizadas nos dias 14, 15 e 16 de janeiro último, com uma frente de 120 votos. Ele derrotou Francisco Cirilo, da Força Sindical, ligado ao grupo que domina a entidade há vários anos. 

Janete Araújo 

O procurador do MPT, Adolfo Jacob, considera que a eleição foi lícita
  Solenidade de posse
Enquanto isso, a chapa eleita está se preparando para a posse, marcada para o dia 12 de junho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga – Sindipa, no bairro Areal. “A equipe vem participando de cursos de capacitação, reuniões e trocando experiências com outros sindicatos metalúrgicos. Depois da posse, todas as decisões serão tomadas de forma colegiada”, adianta o presidente eleito.
Sobre implantar, conforme acontece nas trocas de poder em muitas prefeituras, uma equipe de transição visando conhecer as reais condições do sindicato através de informações disponibilizadas pela atual gestão do Sindipa, Hélio Madaleno disse que neste final de semana haverá uma reunião com os 32 membros da chapa que vão definir se vão adotar esse procedimento. Se isto ficar definido, na próxima semana a medida será reivindicada à atual diretoria do Sindipa.
História
O Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga está completando 48 anos de história neste mês. Foi fundado em 1º de maio de 1965, conforme a Carta Sindical outorgada na mesma data pelo então ministro de Estado dos Negócios do Trabalho e Previdência Social Arnaldo Lopes Sussekind.


OS RESULTADOS DO PLEITO


Hélio Madaleno    (Intersindical /CUT)    2.897 votos 
Francisco Cirilo    (Força Sindical)    2.777 votos
Brancos    50 votos
Nulos    82 votos

TOTAL    5.806 votos


TODOS OS PRESIDENTES


Alberto Maciel Soares    1964/1965
Jorge Noman    1965/1973
José Onofre Ribeiro    1973/1979
Paulino Floriano Monteiro    1979/1985
Luiz Carlos Miranda    1985/1995
Altair Villar Guimarães    1995/2001
Luiz Carlos Miranda    2001/2005 - 2005/2009 – 2009/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário