sexta-feira, 3 de outubro de 2008



DE MULHER PRA MULHER 23


DICAS ESPECIAIS
SAÚDE:
Evite as micoses nos pés, ande sempre calçado em locais públicos como piscinas, saunas e outros e, evite na manicure usar instrumentos dos outros, leve os seus próprios tais, lixas, cortadores de unhas e/ou alicate.
E neste calorão nunca se esqueça de usar filtro solar no mínimo fator 30 e também já se encontrar no mercados produtos específicos para os cabelos com filtro contra os raios solares, não ressecam o cabelo, o preço é parecido com os que não têm, mantêm a cor para quem os tinge e ainda nos protegem, Não é o máximo?


RECEITA DO DIA
GELADO DE MANGA
Ingredientes:
3 xícaras de chá de manga bem madura
1 lata de leite condensado
a mesma medida com leite comum
1 lata de creme de leite
2 caixinhas ou folhas de gelatina sem sabor
3 folhas de hortelã

Modo de fazer:
Dissolva a gelatina no leite comum e junte no liqüidificador com todos os outros ingredientes, bata bem e coloque o creme que se formou um taças individuais ou numa única vasilha. Deixe na geladeira por cerca de 4 horas, decore com um raminho de hortelã e pequenas fatias de manga bem madurinha.
OBS: Pode substituir a manga por mamão ou outra fruta com polpa farta de sua preferência.
Dicas e Sugestões:
janetyraraujo@yahoo.com.br, blog: http://janetyaraujo.blogspot.com
"Para querer alcançar seus sonhos e desejos verdadeiros, não é preciso caminhar pela estrada do orgulho, ódio, vingança ou rancor , basta apenas amar o outro como a si próprio e, oferecer a outra face"


DE MULHER PRA MULHER 22



DICAS ESPECIAIS
TRUQUES CASEIROS:
Evite que o creme de leite talhe: evite a fervura, especialmente se fizerem parte da receita ingredientes ácidos, como tomate ou suco de limão. Para aquecer pratos em que o Creme de Leite já tenha sido acrescentado, é aconselhável empregar fogo bem baixo ou banho-maria. Evite que as frutas como maçã, banana, abacate e outras fiquem escuras após serem descascadas, coloque-as de molho em água com limão ou em suco de frutas ácidas como laranja ou abacaxi. Um truque para as claras em neve ficarem mais firmes e com mais consistência é só colocar uma colherinha de fermento químico antes de bate-las, quer uma cobertura de bolo rápida e fácil? basta misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural e adoce com açúcar de confeiteiro.

RECEITA DO DIA
FEIJÃO BOLONHESA EM CAMADAS
INGREDIENTES:
3 xícaras de chá bem cheias de feijão cozido sem caldo
1 fio de azeite
1 dente de alho socado.
1 cebola pequena batidinha
Sal e pimenta a gosto
150 gr de fatias de presunto
150 gr de fatias de mussarela
2 xícaras de chá de molho a bolonhesa.
Cerca de 10 azeitonas sem caroço picadas.
1 xícara de chá com cheiro verde picadinho(salsinha e cebolinha)
1 xícara e meia do queijo de sua preferência ralado.
PREPARO:
Aqueça o azeite e doure o alho e a cebola, a seguir acrescente o feijão e as azeitonas picadas, tempere a gosto e refogue normalmente e reserve. Em um refratário, faça a primeira camada com o feijão, por cima ajeite as fatias de presunto, depois, a mussarela e cubra tudo com o molho a bolonhesa, salpique o cheiro verde e por último salpique o queijo ralado. Leve em forno quente por 20 minutos e sirva quente com arroz branco, salada verde e um bom vinho tinto de boa qualidade.
.
DICAS E SUGESTÕES:
janetyraraujo@yahoo.com.br ou janetyaraujo.blogspot.com
"Jamais espere que as coisas ocorram casualmente em sua vida, o destino quem faz é você, se vai ser bom ou ruim, vai depender de como você aproveita as oportunidades que lhe aparecem".


DE MULHER PRA MULHER 21

DICAS ESPECIAIS
TRUQUES CASEIROS:
para conservar a alface mais tempo e sempre bem crocante, lave e seque bem, molhe um pano de prato limpo com água fria, retire o excesso de água, e embrulhe a alface.Quem agüenta aquele cheiro de cachorro? Um jeito rápido de se livrar desse incomodo é passar bicarbonato de sódio no seu cãozinho. Esfregue e escove bem. Eenrole um elástico daquele de dinheiro em cada extremidade do cabide e nenhuma roupa escorregará mais.Para tirar cheiro das mãos esfregue um pouco de açucar ou de sumo de limão, depois lave-as com sabonete neutro. coloque a cebola no freezer por 10 minutos antes de descascá-la e seus olhos não irão arder.Para gelar vinho ou champanhe rapidamente: coloque a garrafa num balde com gelo e bastante sal grosso, esse método é menos traumático para o vinho do que uma rápida passada pelo freezer. E por último para combater hálito de alho ou cebola crua: nada como beber um copo de leite, mastigar uma salsinha ou um grão de café.
RECEITA DO DIA
AMBROSIA DE FORNO
Ingredientes:
6 ovos
3 xícaras (de chá ) de açúcar
Suco de 1 limão
1 Litro de leite
4 cravos-da-índia
2 paus de canela
Modo de preparo:
Bata os ovos inteiros e junte o limão.
Em separado, misture o leite e o açúcar.
Unte uma travessa refratária média.
Junte as duas misturas, acrescente o cravo e a canela.
Despeje no refratário e leve ao forno em temperatura média, mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Cozinhe bem.
Depois de pronto, coloque já frio, em pratinhos com porções individuais. Decore com tirinhas de cascas de limão.
DICAS E SUGESTÕES:
janetyraraujo@yahoo.com.br ou janetyaraujo.blogspot.com
"Nunca deixe para depois os seus projetos e sonhos, realize-os já, enquanto há tempo de planejar e sonhar, lembre-se sempre que a felicidade se traduz nos momentos que vivemos agora."



Suspiro, saudade e solidão.

Como posso ser feliz se minha vida se resume a suspirar pelos cantos do mundo por um amor que não me aconteceu ainda, ter saudade de amar com o desapego e desespero que só os apaixonados têm e, depois e acordo desse devaneio sentindo o vazio imenso da solidão?Sofro só em pensar que meu coração é grande demais para se acalmar com migalhas de afeto passageiras, então o pobre coitado fica quieto num canto esperando se abrir finalmente para um amor imenso e não se contenta com menos que isso , que lhe trará a fidelidade e alegria eternas.Mas amar requer cuidados que poucos adquirem e a suavidade que se torna a cada dia mais escassa num mundo onde tudo causa estresse e todos têm pressa para tudo.Desprendimento de sentimentos que se conquista e refina com a experiência de muitos anos amando e respeitando que está ao nosso lado.Amar e sofrer é causa e consequencia.Amor sem medo e receio e abrir o coração corajosamente nos leva ao temor, faz a gente pensar e, sofrer ao pensar se o outro também ama igual totalidadeEntão choro, um choro doído e silencioso que só minha alma e travesseiro ouvem e entendem numa noite de angustia e solidão, causadas pela carência afetiva que me faz tanta falta.As lágrimas molham meu velho amigo travesseiro já amassado tantas vezes e, sem uma vida cheia de amor quero parar de respirar e, depois de tanto chorar suspiro novamente olhando o dia clarear já que nesta noite não me conciliei com o sono, abro a janela do quarto e observo os pássaros deixarem os ninhos.Rabisco linhas na janela ainda úmida pelo orvalho noturno, deixo o pensamento vagar pelas ruas da cidade que preguiçosa começa a se levantar.Me levanto com o peito ainda apertado e pequeno, numa saudade de algo inexplicável já que meu coração não nunca sentiu, mas se lembra e deseja para si...Lembranças são sonhos que a imaginação traz à tona quando dormimos.E a solidão invade meu ser com uma fome voraz e cruel. Ri com escárnio de meus pobres movimentos e rascunhos para ser feliz, mostrando seus dentes enegrecidos pela desilusão e decepção sofridas por minha alma, desilusões tantas vezes vividas, querem me morder mais uma vez.Tenho receio que essa possa ser a última vez que meu coração possa suportar, coitado e, já de tão enfraquecido pela saudade, pereça.Posso morrer de amor não vivido!Como peixe sem água.Abelha sem colméia e florArroz sem feijão.Queijo sem goiabadaPosso me tornar tão insossa e sem graça ao mundo que seria melhor deixar de respirar.Mesmo assim saio. caminho. Falo com quem encontro pelas ruas.Procuro meu amor. Meu sentimento e afeto mas nada me atrai ou satisfaz os meus sonhos e expectativas, planejados durante tantos anos e, que criaram em mim essa ansiedade depressiva pela busca do par ideal.Com tantos desencontros e sem encontros amorosos que façam bater mais forte meu coração.Desisto.Depois volto para casa, suspirando cheia de saudade, enquanto me toma de volta a solidão.

Janete Araújo


TODA MULHER É UMA PÉROLA 2

No início havia uma pérola, daquelas retiradas do fundo do mar, natural em sua beleza após aberta a concha que a protegia e, um brilho novo perolado começou a se espalhar.
Com o tempo e o polimento certo, a pérola se tornou tão preciosa e bela, que sua cor leitosa enchia os olhos e causava admiração diversas.
acendia o desejo em todos que a viam de possui-la e jamais deixa-la partir para o fundo do oceano.
Mas depois, a pérola tão suave e delicada em sua constituição, tão pura tão qual a mãe natureza a fez, se tornou em pedra fosca e vulgar, como pedaço de rocha sem valor ou atrativos, adornando pescoços que não lhe concediam o devido valor e estima.
Apesar de todos os esforços em se buscar o brilho natural que ela continha anteriormente, só se encontrou a dureza e indiferença daquela rocha que um dia havia sido uma pérola tão nobre.
Fulgaz!
Não que tenha acontecido o desgaste no formato do pérola que parecia nunca mais querer voltar a seu estágio inicial mas, havia a corrupção humana que a contaminou de forma profunda.
E sua dureza foi se tornando tão áspera que chegava a machucar mãos e pescoços que antes eram por ela acariciados.
Não houve zelo e sem o devido cuidado a pérola pereceu e a rocha que se tornara começou a se esfarelar, quase chegando ao estágio de pó puro e simples e sem o menor valor.
Mas mãos caridosas, calorosas e cheias de amor, sem medo de se machucar entre os cacos que se formavam da antiga pérola começaram a lhe reconstituir a forma original, com paciência e cuidado.
A beleza que antes era tão efémera começou a se tornar novamente aparente e vigorosa.
Pedaços colados não ficam como eram, mas se tornam em algo mais valioso, pois temos medo de perder novamente nossa preciosa pérola.
E assim tem sido.
Todos os dias são reiniciados os estágios de mudança que fazem a antiga rocha desejar seu retorno como pérola.
O resultado vai depender da mão que cuidar dessa redescoberta, do molde certo que vai recriar o brilho, antes tão ofuscante e natural.
Tudo é questão de tempo e jeito.
Tudo depende da forma como se molda a pérola.

Janete Araújo


TEMPESTADE HUMANA 2


Delírio...sonhos...sofrimento...Olhar fixo nas ondas do mar interior.Ondas turbulentas de emoçãoque batem nos rochedos,maré alta tão revoltacaindo na areia da praia com força.oprimindo...espumando...se contorcendo.ondas gigantes que se lançam nas pedras dos sentimentos gritam em agonia,soltam lágrimas salgadas,espalham cheiro de suor,ventos que uivame depois, a turbulência se transforma numa tenebrosa escuridãocom nuvens elétricas tão tensas,A TEMPESTADE! E os tumultos internos se expandem,vão e voltam raivosamente contra a pequena praiao céu escuro uiva uma canção melodramática...dolorosamente espasmódica,cheia de lamentos...cinicamente passiva para a observação externa menos atenta.No rosto a tranquilidade demonstrada é tão falsa e ensaiada. Não apresenta a crueldade e devastidão da chuva forte que castiga as profundezas do ser.Mas a alma transborda...num tufão de mágoas...furacão de ódio...com ventos ferozes de frustação.Que aumentam o volume da água caudalosa até o insuportável.águas que se debatem em ondas ainda mais furiosas,formam uma maré alta perigosa...Água que insiste em bater no rochedo do peitocrava-lhe as unhas as afidas.O ventre se contraí,o peito arfa desesperado numa respiração irregular...Enquanto o rosto sorri.O mar enfurecido e embrutecido pela tempestade quer arracar o que não mais existe.Cresce a insegurança.Os dentes rangem com medo de deixar a boca se abrir e falar.Se expressar e ofender.Pensamentos se tornam confusosEsperam ver esse dia terminar, a calma abaixar o nível das águas turbulentas e venenosas.Como se fosse música e leve brisa que levam para longe a impetuosidade da tempestadeDeixando as estrelas e lua tomarem conta do céuque quer ser novamente de veludo negronuma noite calma.Deixando o horror dessa tormenta apenas na lembrança.Naquele momento em o ser humano vence seus medos e emoções.
Janete Araújo

O JARDIM 2

Você deveria ter sido o beija-flor que chegou em mim e me contaminoume possuiunão me deixou partirme conquistou.Você deveria ter criado laços fortes que não se soltam nem machucam mas que manteriam prisioneiro o sentimento de carinho mais suave e doce que já tive por você.Você deveria ter me conquistado aos poucosMe mostrando seus desejosmas se impôs e não respeitou minhas vontades.Não se interessou por minhas necessidadesmas exigiunão aceiteie você me perdeu.Você me obrigou a esquecer de mimE viver por você e só para você
Mas descobri que não sou árvore centenária que nunca sai do lugartenho a alma de um jardim.e por ser assim foi que partijá que os jardins se transformam todos os diasas flores mudam com o tempoE as texturas, formatos, cores e pefumes não se perdem em meio a tantas mudanças.
Sinto as asas da emoção que há muito lutam dentro de minha alma pela libertaçãoOnde estive nos últimos anos?O que fiz de minha vida para agora sentir essa opressão e vazio no peito?Nada! Essa é a dolorosa resposta que grita em mimApenas vivi em função de sonhosAlguns, hoje se tornaram reais, mas e meu coração? O jardim da primavera passada neste ano já não é o mesmoa relva se renova, brotos nascem todos os dias, flores desabrochaminsetos revoam, borboletas e animais passeiam por entre os galhosmas você, beija-flor, não percebeu essas nuances.Assim nada mais existe para ser dito,
Como posso recuperar o tempo perdido?Deixo meus sentimentos livres como as gotas de chuva que caem no vidro da janela
Não! Este jardim não vai secar e morrer.
Chego a conclusão queOu luto e conquisto o que perdi em uma vida inteiraOu ficarei sempre aguardando uma chance que pode nunca virVocê não quis participar da festa que lhe ofereciNão valorizou as cores lindas com as quais me cobri para lhe agradar, dos cheiros novos que lhe apresentei.O jardim não foi podado e nem cuidado, mas as ervas daninhas não continuarão a lhe invadir o espaço.Por isso estou partindo.
E somente o Tempo, poderá me dizer se tomei a decisão realmente certa
Enquanto isso digo até logo e de mala na mão, fecho a porta tão devagar como se fosse um último suspiro de Adeus.


MINHA ALMA SANGRA-

PARTE 2

Levantei da cama hoje com TPM, estou irritada e magoada por coisas que desconheço e nem sei bem o que sinto. A chuva cai insistentemente lá fora, há vários dias e, pela janela observo os pingos transparentes, deixo o pensamento voar subir até o telhado e depois escorrer pelo o chão como uma gota solitária.Ótimo momento para refletir!
Não estou com ódio fatal do mundo, mas quero ser deixada em paz e desejo que pelo menos por um minuto, todos não falassem comigo como se eu fosse um ser descontrolado e sem coração, que parassem de me criticar ou de me dizer o que tenho que fazer da minha vida.
Neste exato momento ninguém, exceto eu mesma, sei o que é o melhor para mim. Sinto as asas da emoção que há muito lutam dentro de minha alma pela liberdade. Onde afinal, estive nos últimos anos?O que fiz de minha vida para agora sentir essa opressão e vazio no peito? Nada! Essa é a dolorosa resposta que grita dentro de mim, afinal sempre vivi apenas em função de sonhos. Alguns, hoje se tornaram reais, mas e meu coração?
Tento a cada respiração, controlar as sensações de incapacidade, vulnerabilidade, inferioridade e menosprezo que sinto por mim e por tudo ao meu redor.
Não quero que as outras pessoas percebam essas mudanças, rápidas, mas profundas e, mesmo assim, meu corpo e olhos dizem ao contrário.
Tem um rio que quer se despejar de mim e, como sempre isso acontece, meu corpo tem que ser preparado para esse desprendimento humano e íntimo que pode trazer vida à terra.
Olho de novo a janela cheia dos respingos da chuva que escorrem como se estivessem numa corrida contra o tempo. Tempo! Esse malvado e sem graça me marcou e está encharcando minha vida de ilusões como a água da chuva que está caindo sobre a terra.O tempo cruel não me deu tempo para mais nada que não fosse sobreviver, um dia após o outro
E para um ser tão fecundo e frágil como me sinto agora, a delicadeza desse momento se torna especial para mim, mas é incompreendida por quem me rodeia e deseja que eu seja banal e comum.
Como posso recuperar o tempo perdido e mostrar para o mundo meu lado feminino que precisa de proteção?Deixo meus sentimentos livres como as gotas que caem no vidro da janela e, que sem direção não chegam a lugar algum. Chego a conclusão que, ou luto e conquisto o que perdi em uma vida inteira, mesmo sabendo da fragilidade que toma conta de minha alma, ou ficarei sempre aguardando uma chance que pode nunca vir, como se a história que iniciei nunca chegasse ao fim. E Tomada a decisão, minha alma grita de dentro para fora de me útero, por 3 longos dias...
Numa manifestação clara de força e coragem para me lembrar que nasci MULHER, logo sou mais forte que aparento, mas ser forte agora parece me custar tão caro...
E percebo então que tenho direito neste momento tão delicado a ter TPM, chorar e ter rancor por coisas que não compreendo. E decido deixar tudo nas mãos do tempo, ele que é tão sábio saberá me dar a resposta certa se eu parar e ouvi-lo direito e, o meu pensamento cria asas, abre a janela molhada de chuva querendo voar...
A chuva causa a fecundidade da terra, assim como me sinto agora, fecunda de sentimentos que não posso controlar. Sei que no final do dia terei sobrevivido a tudo e a todos sem demostrar minhas fraquezas, e enxergo em fim que esse é o verdadeiro ato de coragem, esqueço a chuva me preparo como de costume e encaro o mundo sem medos.
"Toda mulher deveria ser respeitada por isso", penso, quando já dobro a esquina da rua e sigo em frente de ombros erguidos e olhos de quem sabe quem é e, sabe o que quer.
Pois sei que mesmo fragilizada, não vou desistir nunca.

FRIO NA ALMA 3



Novamente a primavera está chegando, mas é enorme demais a angustia em meu peito.
As ameixas em flor rodopiam levadas pelo vento, pétalas minúsculas caem como sereno sobre mim
andorinhas selvagens vagam pelo céu.
borboletas colorem o infinito tornando tudo tão colorido e iluminado, mas meu coração bate angustiado.Os pêssegos exalam um doce perfume, a brisa tão suave leva para longe suas flores como se fosse um redemoinho e, rouxinóis cantam em pradarias verdes salpicadas de cores.O desejo de esquecer reacende a esperança de reatar laços que não foram totalmente rompidos, a busca por respostas me faz perder o sentido e observo ao longe a estrada distante que leva meus sonhos e me perco em pensamentos numa busca quase eterna.
Oh! Como é doce o frescor da relva na primavera
onde quer que meus pés me levem só encontro campos verdes e flores por desabrochar.
O sol com seu brilho forte marca o início de novas pedras. Novos amanhecer e descobertas que devem vir com as abelhas que passeiam, enquanto os pardais perturbam o silêncio das árvores e constróem seus ninhos em recantos secretos. A relva fresca da primavera se deita a meus pés.verdes campos, doces recordações, amargas descobertas, dias de solidão. O brilho do sol tão esplendoroso se encobre, marcando o início de novas pedras na caminhadaNova estação, novo renascer e a constante procura por outras aspirações.E meu coração indeciso se perde no perfume de amores perfeitos silvestres que trazem tantas lembranças de primaveras passadas outros sonhos, outras raízes e cheiros quase iguais. O trinado dos pardais nas árvores me acordam de meus devaneios e me levam a olhar para frente construir meu ninho, me preparar para o futuro não tão distante que se aproxima. O coração fica mudo diante da flor que me recorda outras datas, primaveras passadas que não floresceram.E ficaram tão amargas que irão permanecer sempre na lembrança me instigando a procurar a estação certa para meu coração onde os sentimentos permaneçam seguros de sua escolha, evitando as raízes que não fincaram, sementes que não brotaram Me distraio à procura da estação certaMe obrigo a aceitar os sentimentos e o céu em seu firmamento de nuvens diáfanas confirma o frio da solidão.
Como se houvesse um diálogo mudo entre o clima que envolve o ambiente ao meu redor e minha alma que permanece num frio que nada mais poderá aquece-la.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008



DE MULHER PRA MULHER 21

DICAS ESPECIAIS
BELEZA:
As manchas na pele são um tormento para as mulheres que buscam uma pele saudável e homogênea. As causas dessas manchas podem ser as mais variadas como por exemplo a alteração na produção de melanina, infecções, distúrbios hormonais, exposição ao sol e marcas de acne.
Seja qual for o tipo de mancha o mais importante é consultar um médico para que ele possa diagnosticar o tipo de mancha e recomendar o melhor tratamento para o caso, nada de tratamentos caseiros que podem agravar o problema.
Evite espremer espinhas e, Ter cuidado com sucos ou frutas ácidas, pois ao sair no sol, o local ficará manchado para sempre e use mesmo em dias nublados protetor solar fator 30.
Esfoliações e limpeza profunda de pele também devem ser feitas por especialistas e, nunca se esqueça de usar um hidratante facial de acordo com a sua idade.


RECEITA DO DIA


TORTA DE BISCOITO RECHEADO
INGREDIENTES
200 gramas de biscoito recheado de chocolate esmigalhado
meio litro de leite para umedecer os biscoitos
200 gramas de chocolate ao leite derretido em banho maria
150 gramas de castanhas trituradas
1 lata de leite condensado
meio litro de leite
3 colheres de maisena
5 colheres de chocolate em pó
PREPARO
Faça um creme juntando o meio litro de leite, a maisena, o chocolate em pó e o leite condensado, cozinhe em fogo baixo mexendo sempre por uns 10 minutos.
Monte a torta em um refratário, faça a primeira camada com os biscoitos umedecidos, por cima acrescente o creme de maisena, a outra camada deve ser de castanhas trituradas e cubra tudo com o chocolate ao leite derretido em banho maria, se quiser pode decorar com cerejas ou castanhas. Leve à geladeira por 3 horas.
DICAS E SUGESTÕES:
janetyraraujo@yahoo.com.br
A beleza da poesia é que nela os sentimentos ficam marcados para sempre em nossos corações e, a beleza da borboleta é que sua vida curta deixa marcas eternas em nossas lembranças"

quarta-feira, 6 de agosto de 2008


DE MULHER PRA MULHER 20

Nosso de mulher pra mulher hoje traz outra receita de minha mãezinha que era uma mestre na cozinha e as dicas com água oxigenada estão imperdíveis.
Beijos mil,
Janete
DICAS ESPECIAIS

Sabe aquelas roupa branca que ficou guardada um tempão e depois amarelou com o tempo? Use uma mistura de sabão em pó e álcool ou sabão em pó e água oxigenada volume 20 deixe de molho por cerca de 40 minutos e enxágüe. Manchas de suor na roupa você tira com sumo de limão, ou água oxigenada volume 20 deixe tomar sol por 5 minutos e lave normalmente, também serve para retirar excesso de desodorante antiperspirante. Água oxigenada também ajuda a tirar manchas de tapetes e carpetes, manchas de sangue, vinho e shoyo de roupas.


RECEITA DO DIA

COSTELETAS COM BATATAS AO SUGO
Ingredientes
2 kg de costelas suínas cortadas em pedaços médios
6 a 8 batatas médias descascadas e cortadas em cruz
Meio copo americano de sumo de limão
1 colher com gengibre socado com 2 dentes de alho
sal a gosto
3 colheres de shoyo
1 maço de hortelã fresco
200 gr. de molho de tomate ao sugo
1 xícara de chá com Cheiro verde picado
queijo ralado a vontade.
Preparo
Deixe a costela marinar numa mistura feita de sumo de limão, gengibre, alho, sal, e shoyo por pelo menos 2 horas. Numa panela de pressão coloque tudo de uma vez e deixe por 5 minutos após levantar fervura. Deslique. Cozinhe as batatas em água e sal, escorra e reserve. Num refratário arrume primeiro apenas as costelas sem o molho que se formou com o cozimento, intercalando com as batatas. Depois de montado e cheio o refratário, salpique folhas de hortelã picadas e cheiro verde, cubra tudo com o molho de tomate ao sugo e bastante queijo ralado e leve ao forno quente por cerca de 20 minutos.
OBS: Fica ótimo se acompanhado de arroz branco e salada de rúcula e um bom vinho tinto.
DICAS E SUGESTÕES:
janetyraraujo@yahoo.com.br
"Mesmo que eu perca tudo, se eu lutar e ganhar o amor, o verdadeiro amor sairei vencedora e terei vivido plenamente."



DE MULHER PRA MULHER 19


A receita de hoje aprendi a fazer com minha mãe há muito tempo atrás espero que gostem e curtam também nossas dicas.
Mil beijos,
Janete Araújo

DICAS ESPECIAIS
TRUQUES CASEIROS
Sabe aqueles horríveis pingos de velas que caem nos móveis? Ligue o secador de cabelo em potência máxima próximo ao pingo e depois limpe normalmente. Sobras de vinho, após uma festança podem virar ótimos vinagres aromatizados para acompanhamento de carnes, basta acrescentar ervas: alecrim, salsa, cebolinha e outros, ou alho, folhas de louro e tudo mais que você imaginar. Caiu líquido em seu móvel de madeira favorito? Imediatamente passe creme dental no local e seque rapidamente, não fica nenhuma mancha, depois é só passar lustra móveis. Você sabia que usar vinagre de maçã diluído em um pouco de água fica ótimo para limpar e tirar cheiros de tapetes e carpetes?


RECEITA DO DIA

ROCAMBOLE DE MAÇÃ
Ingredientes:
1 receita de pão de ló com chocolate
1 receita de brigadeiro(cerca de 2 xícaras de chá)
3 maçãs grandes descascadas e picadas
1 colherzinha de canela em pó
1 copo americano com mel
1 colherzinha de gengibre socado
raspas de chocolate para decorar

Modo de fazer:
Faça a receita de pão de ló, acrescentando chocolate à massa e depois de assada, ainda quente coloque-a sobre um pano de prato limpo e úmido e enrole imediatamente.
Para o recheio você vai juntar numa panela, as maçãs picadas, o mel, o gengibre e a canela em pó, cozinhe tudo em fogo baixo até as maçãs derreterem e reserve.
Faça a massa do brigadeiro para a cobertura do rocambole.
Monte o rocambole: abra antes que esfrie, a massa de pão de ló que estava enrolada no pano de prato e passe por cima todo o recheio, ainda com a ajuda do pano de prato volte a enrolar o rocambole. Coloque em uma vasilha bonita, cubra com o brigadeiro, podendo até usar um pouco para decorar os lados do vasilhame e por último espalhe por cima as raspas de chocolate e leve para a geladeira.
OBS: pode-se usar pêras em substituição às maçãs.
"Tente, mesmo que lhe pareça impossível conseguir alcançar a sua meta ou objetivo. Só os incapazes desistem sem lutar"


DE MULHER PRA MULHER 18
Nosso de mulher pra mulher hoje traz outra receita de minha mãezinha que era uma mestre na cozinha e as dicas com água oxigenada estão imperdíveis.
Beijos mil,
Janete
DICAS ESPECIAIS
Sabe aquelas roupa branca que ficou guardada um tempão e depois amarelou com o tempo? Use uma mistura de sabão em pó e álcool ou sabão em pó e água oxigenada volume 20 deixe de molho por cerca de 40 minutos e enxágüe. Manchas de suor na roupa você tira com sumo de limão, ou água oxigenada volume 20 deixe tomar sol por 5 minutos e lave normalmente, também serve para retirar excesso de desodorante antiperspirante. Água oxigenada também ajuda a tirar manchas de tapetes e carpetes, manchas de sangue, vinho e shoyo de roupas.

RECEITA DO DIA

COSTELETAS COM BATATAS AO SUGO
Ingredientes
2 kg de costelas suínas cortadas em pedaços médios
6 a 8 batatas médias descascadas e cortadas em cruz
Meio copo americano de sumo de limão
1 colher com gengibre socado com 2 dentes de alho
sal a gosto
3 colheres de shoyo
1 maço de hortelã fresco
200 gr. de molho de tomate ao sugo
1 xícara de chá com Cheiro verde picado
queijo ralado a vontade.
Preparo
Deixe a costela marinar numa mistura feita de sumo de limão, gengibre, alho, sal, e shoyo por pelo menos 2 horas. Numa panela de pressão coloque tudo de uma vez e deixe por 5 minutos após levantar fervura. Deslique. Cozinhe as batatas em água e sal, escorra e reserve. Num refratário arrume primeiro apenas as costelas sem o molho que se formou com o cozimento, intercalando com as batatas. Depois de montado e cheio o refratário, salpique folhas de hortelã picadas e cheiro verde, cubra tudo com o molho de tomate ao sugo e bastante queijo ralado e leve ao forno quente por cerca de 20 minutos.
OBS: Fica ótimo se acompanhado de arroz branco e salada de rúcula e um bom vinho tinto.
"Mesmo que eu perca tudo, se eu lutar e ganhar o amor, o verdadeiro amor sairei vencedora e terei vivido plenamente."

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

MICAELA E ROSELLO


Micaela era frágil e bonita, conhecia tão pouco da vida
mas amava loucamente.
Rosello vivia com os pés no chão, às vezes obedecia ao coração
e declarava seu amor por ela abertamente.
Micaela tinha em Rosello seu maior apoio em momento de dor, ele era seu consolo
Rosello considerava Micaela como a realização de seu grande sonho,
daqueles que só se realizam uma vez na vida, pois juntos eram completos, mesmo em situações difíceis sempre achavam uma saída.

Rosello e Micaela,
Quantas tardes, noites e dias ele passou ao lado dela.
Momentos em que os dois se esqueciam da vida e, os beijos que trocavam quando se amavam transmitiam carinho, comunhão e uma felicidade que só o amor verdadeiro concede a um casal.
Micaela e Rosello
pareciam um daqueles sonetos de amor
que na idade média chamavam menestréis para espalhar pelos povoados com louvor.
Mas tudo se tornou numa triste história de dor
quando micaela se foi.
Já não eram dois que formavam uma unidade
Nada teve sentido para Rosello depois, nem quando chegou a hora do último adeus,
Tudo que Rosello fez foi chorar copiosamente de saudade.
Depois disso seu mundo perdeu a cor
O que antes era motivo alegria agora havia se tornado em motivo de dor
Rosello sentia que se tornara uma alma só no mundo.
Para quem ele iria agora declarar seu amor,
Se Micaela que era seu tudo se foi paor toda eternidade?
E Rosello nunca mais demonstrou o que se passava em seu interior,
Como árvore que secou, em terra coberta de pedra e sem umidade.
Rosello virou um deserto onde os setimentos e emoções foram enterrados.
Num sempre
Quase eterno,
Já que Rosello ainda respira sem ter por quem viver novamente.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

ORQUÍDEA


Enquanto toca a música da vida
Acontece a busca sem fim
por encontrar um prazer com as mãos
que sobem e descem, vão e vêm, sem sentido, sem nexo
causando apenas suspiros
provocando gemidos baixinhos
numa tortura doce e dolorosa ao mesmo tempo, meio indefinida, como uma suave melodia.
Uma agonia perversa que parece que nunca vai terminar, e o desejo que realmente não tenha fim.
Tudo isso, enquanto lábios experientes roçam, enconstam em lugares certos, secretos, íntimos com perfume agriadoce,molhando a pele em chamas e deixando a boca sequiosa na ãnsia de saciar uma sede que não é líquida, matar uma fome que não é de alimentos, mas um desespero por muito mais e, a expectativa do que ainda está por vir.
As peles se tornam úmidas exalando um odor natural, humano de feronômio animal tão quente, que deixa o sangue fervente.
As unhas machucam, arranham, mas não há dor.
os dentes entram na pele, mas as marcas são insignificantes.
Carne macia.
Carne rija.
línguas que viajam pela infinita procura pelo sabor da química entre corpos que se enroscam e se perdem entre pêlos que acabam por ficar no caminho dessa língua tão faminta.
Perfume de cabelos soltos recém lavados leva a lembrar um cheiro ainda mais doce e saboroso.
Seios se tornam poéticos na penumbra,
Um umbigo se torna objeto secreto de prazer
falo entumescido
O mundo lá fora esquecido.
As coxas se espremem e se enroscam, pés se entrelaçam, tudo numa mistura mística.
Respiração entrecortada.
E a orquídea se abre para receber o desejo total e pleno em suas entranhas e assim, emfim se descobrir.
possuir com o tato
Sempre experimentando, sentindo, gritos de amor que ecoam
num vazio glorioso de satisfação sem fim.
E depois vem a feliciadade nos lábios sonolentos....














A PÉROLA E A MÃO

No início havia uma pérola, daquelas retiradas do fundo do mar, natural em sua beleza após aberta a concha que a protegia e, um brilho novo perolado começou a se espalhar.
Com o tempo e o polimento certo, a pérola se tornou tão preciosa e bela, que sua cor leitosa enchia os olhos e causava admiração diversas.
acendia o desejo em todos que a viam de possui-la e jamais deixa-la partir para o fundo do oceano.
Mas depois, a pérola tão suave e delicada em sua constituição, tão pura tão qual a mãe natureza a fez, se tornou em pedra fosca e vulgar, como pedaço de rocha sem valor ou atrativos, adornando pescoços que não lhe concediam o devido valor e estima.
Apesar de todos os esforços em se buscar o brilho natural que ela continha anteriormente, só se encontrou a dureza e indiferença daquela rocha que um dia havia sido uma pérola tão nobre.
Fulgaz!
Não que tenha acontecido o desgaste no formato do pérola que parecia nunca mais querer voltar a seu estágio inicial mas, havia a corrupção humana que a contaminou de forma profunda.E sua dureza foi se tornando tão áspera que chegava a machucar mãos e pescoços que antes eram por ela acariciados.
Não houve zelo e sem o devido cuidado a pérola pereceu e a rocha que se tornara começou a se esfarelar, quase chegando ao estágio de pó puro e simples e sem o menor valor.Mas mãos caridosas, calorosas e cheias de amor, sem medo de se machucar entre os cacos que se formavam da antiga pérola começaram a lhe reconstituir a forma original, com paciência e cuidado.
A beleza que antes era tão efémera começou a se tornar novamente aparente e vigorosa.
Pedaços colados não ficam como eram, mas se tornam em algo mais valioso, pois temos medo de perder novamente nossa preciosa pérola.
E assim tem sido desde então.
Todos os dias são reiniciados os estágios de mudança que fazem a antiga rocha desejar seu retorno como pérola.O resultado vai depender da mão que cuidar dessa redescoberta, do molde certo que vai recriar o brilho, antes tão ofuscante e natural.
Tudo é questão de tempo e jeito.
Tudo depende da forma como se molda a pérola.

O CORAÇÃO ESSE INGÊNUO


Suspiro um sopro comprido, chorado e largado que vaga meio inquieto no fundo do meu coração.

Me escondo num mundo imaginário só meu, criado como proteção para dara sentido às coisas que preciso conviver no dia-a-dia.

Procuro sentido na vida. Sentido do porque tenho eemoções e não conseguio distingui-las ou compartilha-las com alguém que compreenda como sou em meu íntimo.

Meu coração é quase um ser independente de mim.

Sente coisas que finjo não saber e as escondo do resto do mundo.

Pois o coração não obedece as ordens da gente, não age como a razão.

E suas escolhas nem sempre trazem felicidade, são meio aleatórias e às vezes dolorosas demais!

Ingênuo coração! Que não sabe que sofrimento e paixão não combinam.

Abrir a porta para os sentimentos errados é como estraçalhar um espelho em mil cacos difusos e tentar depois, coloca-los em seu devido lugar.

Mas nada posso fazer, se a razão não supera a emoção que o coração trasmite fazendo o peito arfar penosamente e a mente se confundir com qualquer promessa que jamais será cumprida.

Me sinto perdida, nada posso fazer, exceto me curvar e chorar copiosamente até que as lágrimas secem e meus olhos fiquem vermelhos e inchados e olhando com senasatez percebo que nada mudou. A realidade continua a mesma de antes.

Gritar, refletir, ficar acordada à noite, nada disso resolve os problemas trazidos pelo coração e, ele sem remorso algum contunua insistindo na mesma promessa. Aguardando sinais que nunca chegam, se agarrando a migalhas que lhe chegam de forma tortuosa.

Desejos do coração ingênuo sempre trazem consigo pequenos fragmentos cortantes, espetos que nos cravam o peito e ardem sem parar, queimando a nossa alma já contaminada pela emoção liberada pelos sentimentos.

Sem ouvir a voz da razão, o coração se torna escravo.

E eu me mantenho na solidão.

sábado, 19 de julho de 2008

SUSPIRO, SAUDADE E SOLIDÃO



Suspiro por um amor


Suspiro, saudade e solidão.
Como posso ser feliz se minha vida se resume a suspirar pelos cantos do mundo por um amor que não me aconteceu ainda, ter saudade de amar com o desapego e desespero que só os apaixonados têm e, depois e acordo desse devaneio sentindo o vazio imenso da solidão?
Sofro só em pensar que meu coração é grande demais para se acalmar com migalhas de afeto passageiras, então o pobre coitado fica quieto num canto esperando se abrir finalmente para um amor imenso e não se contenta com menos que isso , que lhe trará a fidelidade e alegria eternas.
Mas amar requer cuidados que poucos adquirem e a suavidade que se torna a cada dia mais escassa num mundo onde tudo causa estresse e todos têm pressa para tudo.
Desprendimento de sentimentos que se conquista e refina com a experiência de muitos anos amando e respeitando que está ao nosso lado.
Amar e sofrer é causa e consequencia.
Amor sem medo e receio e abrir o coração corajosamente nos leva ao temor, faz a gente pensar e, sofrer ao pensar se o outro também ama igual totalidade
Então choro, um choro doído e silencioso que só minha alma e travesseiro ouvem e entendem numa noite de angustia e solidão, causadas pela carência afetiva que me faz tanta falta.
As lágrimas molham meu velho amigo travesseiro já amassado tantas vezes e, sem uma vida cheia de amor quero parar de respirar e, depois de tanto chorar suspiro novamente olhando o dia clarear já que nesta noite não me conciliei com o sono, abro a janela do quarto e observo os pássaros deixarem os ninhos.
Rabisco linhas na janela ainda úmida pelo orvalho noturno, deixo o pensamento vagar pelas ruas da cidade que preguiçosa começa a se levantar.
Me levanto com o peito ainda apertado e pequeno, numa saudade de algo inexplicável já que meu coração não nunca sentiu, mas se lembra e deseja para si...
Lembranças são sonhos que a imaginação traz à tona quando dormimos.
E a solidão invade meu ser com uma fome voraz e cruel. Ri com escárnio de meus pobres movimentos e rascunhos para ser feliz, mostrando seus dentes enegrecidos pela desilusão e decepção sofridas por minha alma, desilusões tantas vezes vividas, querem me morder mais uma vez.
Tenho receio que essa possa ser a última vez que meu coração possa suportar, coitado e, já de tão enfraquecido pela saudade,pereça.
Posso morrer de amor não vivido!
Como peixe sem água.
Abelha sem colméia e flor
Arroz sem feijão.
Queijo sem goiabada
Posso me tornar tão insossa e sem graça ao mundo que seria melhor deixar de respirar.
Mesmo assim saio. caminho.Falo com quem encontro pelas ruas.
Procuro meu amor. Meu sentimento e afeto e nada me atrai ou satisfaz os meus desejos e sonhos, planejados durante tantos anos e, que criaram em mim essa expectativa, essa ansiedade depressiva .
Com tantos desencontros e sem encontros amorosos eicazes.
Desisto.
Depois volto para casa, suspirando cheia de saudade, enquanto me toma de volta a solidão.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

FIAPO DE GENTE 2


"Um grito de quem foi vítima de abuso e ficou sem defesa."Tudo o que vivi e sofri na minha infância fez de mim o fiapo de gente que sou agora em idade adulta.Me tornei tão estéril e impossibilitada em acalentar e transmitir sentimentos que nem mesmo após tantos anos passados, me sinto capaz ou digna de dar e receber elogios, amor e carinho.Sempre tenho medo das noites escuras com seus pesadelos pois é quando as recordações me trazem de estalo, fragmentos de outras épocas que há tanto tempo luto para esquecer.E quando acordada, nunca me fixo ou reflito sobre aquilo que dizem as crianças, maltrapilhas e maltratadas, perdidas em seu caminhar pelas ruas e becos escuros dessa cidade sem nome e, que me podem trazer significados antigos.
Vozes que me trazem agonia e desespero, que fazem fraquejar minha alma torturada e cambaleante, curvada pelo sofrimento imposto por terceiros e jamais foi curado ou cobrado.Evitar relembrar é evitar as lágrimas, pois no filme de minha vida não pode ser exibido flashback; seria doloroso demais.E depois, conter o pranto lágrimas está ficando cada vez mais difícil, me tornando frágil, pequena e sensível, coisas que não gosto de sentir.E, sem Ter um ombro firme e amoroso para me amparar e consolar, acabarei por ficar com os olhos vermelhos e inchados e o pensamento preso no passado. Sozinha comigo mesma.E isso é o que torna tudo mais triste, pois ao tomar consciência dessa minha patética realidade atual, fico depressiva, me afasto das pessoas e me escondo em meu casulo particular, cruzo os dedos e peço a Deus que me envie logo um anjo que me salve dessa angustia desesperadora, provocada pela mão que me criou e ao mundo me trouxe a luz.Volto então a ser o fiapo de gente.Um pequeno trapo, que se sente indigno e sem valor, que foi criado e modelado pelos pais há muito tempo atrás em sua infância solitária.E choro copiosamente pelos outros fiapos que continuam ainda hoje sendo meras vítimas, tendo suas emoções destroçadas a cada dia, desde o momento que se fazem crianças, sem Ter quem as defenda dos maus tratos constantes, pequenos frutos da violência do pai e conivência da mãe.Que, com o tempo aprendem, como eu aprendi, a conviver silenciosamente com a baixo estima, sentimento de insegurança e menosprezo, emoções que lhe custaram caro para evitar a morte dolorosa e lenta.Fiapos que viverão também eles, pelo resto de suas vidas escondendo as lembranças de infância no fundo de um baú do esquecimento, mas que às vezes no meio da noite é aberto pelo sono, fazendo ressurgir os velhos fantasmas, medos e decepções que a mente teima em recordar, o coração se corta a cada suspiro coberto ainda de sangue e humilhação.É quando me vejo, depois dessa tortura psicológica, voltando no meu passado maldito que se torna novamente presente, tão real que é como se eu tivesse outra vez com cinco, seis, nove anos de idade. Outra vez sem defesa ou argumentos que façam parar tanta dor .Sentindo apenas a culpa pelo não sei o que, já que no fundo de meu ser sei que nada fiz para merecer a vergonha e o medo que de tudo isso me advém...
Sufocando meu grito.
E a solidão que parece nunca Ter fim...

sexta-feira, 27 de junho de 2008

segunda-feira, 23 de junho de 2008

A teoria do "Homem rato"


Defino como ‘homem rato’ , " homem camundongo" ou "homem ratazana", aquele tipo que tanto é um incapaz em sua vida profissional, quando na amorosa.
Não consegue manter relacionamentos estáveis, fogem e se escondem ao primeiro sinal de um compromisso sério ou acham que mulher chora por qualquer coisinha.
Tudo começou com uma idéia que de repente me surgiu: Por que para mulheres competentes, independentes, é mais difícil conseguir bons companheiros?
Seria a auto suficiência dessas mulheres, o fato de não necessitarem que um homem lhes pague sempre as contas ou as busque de uma clínica após um exame ginecológico traumatizante que os fazem pensar que para elas, não existe a necessidade de um protetor, um ombro em que apoiar-se?
Ou seria porque essas mesmas mulheres têm idéias próprias e, são na maioria das vezes bem informadas sobre vários assuntos e conseguem manter uma conversa interessante por mais de meia hora sem falar somente sobre futebol?
Talvez, o que assuste o "homem rato" ou "homem camundongo" , seja o fato dessas mulheres corajosas e fortes irem a barzinhos, algumas fumam ou bebem tranqüilamente em qualquer praça de alimentação e, depois voltam sozinhas para sua casas montadas e mantidas por elas mesmas. Vestem lingerie rendada, bebem bons vinhos, vão a bons restaurantes, vêm bons filmes sem que necessariamente exista uma data especial para isso, basta Ter a presença de uns bons amigos. Mas ela também não vê nenhum problema em Ter seus momentos de reflexão a sós.
Será que o que os assustam mesmo, é o fato dessas mulheres dirigirem seus próprios carros e falarem sempre o que pensam, sem preocupações com críticas ou opinião alheia?
Ligam para os celulares dos homens que as interessam e os convidam para sair, sem medo de rejeição, porque você sabe, "a fila anda", se essa mulher for rejeitada haverá sempre um próximo nome em sua lista que poderá topar um programa super divertido ou romântico num final de semana.
Ainda continuei a imaginar: será que o que assusta o "homem rato/camundongo" é o fato dela não esperar nada dele na manhã seguinte: flores, telefonemas, emails (ou se esperam jamais vão demonstrar isso)?
Ou quem sabe a mulher aprendeu a Ter prazer e está exigindo que seu parceiro realmente lhe proporcione isso, com o devido carinho, atenção, preliminares e delicadeza que pedem a ocasião?
Aí então comecei a ouvir opiniões de homens e mulheres com os quais convivo para ver se havia algo de concreto na minha teoria do "homem rato/camundongo".
Sabe, é aquele cara que se esconde, nunca assume nada, desliga o celular, conta vantagem como conquistador e chega até à falta de elegância de comentar certos detalhes íntimos de seu relacionamento com os amigos. Eu tinha que saber como era esse tipo de homem e como defini-lo.
Amigos meus, metalúrgicos, do meio da imprensa, padeiros, motoristas, homens em fim, competentes em suas profissões me mostraram que normalmente são fiéis às suas esposas ou namoradas e, exceto pela "pelada" de final de semana com uma cervejinha depois com os amigos, mantêm sempre seus relacionamentos amorosos duráveis.
Depois, comecei a ouvir as mulheres, em salões de beleza, supermercados e até no meio da mídia e, descobri que seus ex namorados ou ex maridos normalmente eram incompetentes em sua profissões e sempre decepcionavam no final e, ainda que eram daqueles que se tinham a oportunidade surrupiavam (como ratos que são) as idéias dos colegas de trabalho e as apresentavam como sendo suas, puxavam saco do patrão por medo de perder o emprego e, adoravam "dedurar" colegas de trabalho. E a vida amorosa deles normalmente era tão bagunçada ou falsa quanto a profissional.
O "Homem ratazana" é um tipo mais sofisticado, bem sucedido na vida, anda com mulheres lindas aos seu lado, mas como as ratazanas enormes, derrubam tudo que estiver pela frente, sem dó ou piedade, vão comendo pelas beiradas, se apossam de projetos alheios e sempre se aproveitam de situações que envolvam pessoas mais frágeis e indefesas para alcançarem êxito profissional, já que para ele Ter compaixão é fraqueza. E para esses, mulher é como vitrine, depois que se mostrou a conquista, a descarta e passa para uma nova, seguindo padrões altos de beleza para mostrar força e poder. Enfrenta-los é como tentar matar aquela ratazana que entra em sua casa e lhe mostra os dentes sem medo de morrer.
O "homem rato" tem medo que a mulher ao seu lado possa mostrar aos outros que ele está mentindo ou é um dissimulado, que ela conte piadas mais engraçadas que ele, medo da mulher se destacar e ele ficar em segundo plano e, aí vem com a desculpa: "Nossa! Você fala demais".
E eles não as enchem mimos por que as amam, mas por consciência pesada, já que na maioria das vezes têm "Outra".
O homem competente não tem medo de sua mulher ser inteligente, questionadora, capaz de resolver seus próprios problemas, pois ele é seguro de si mesmo e de sua capacidade, e por isso a apoia, protege e sustenta quando ela precisa.
O Homem competente é amigo, fiel, companheiro, sabe compartilhar e adora ver sua mulher feliz e jamais a humilha ou a faz chorar em público.
E normalmente a mantêm também satisfeita em outros quesitos.
Já o "homem rato" é egoísta e pensa somente em seu próprio prazer, nem sabe distinguir direitos as partes do corpo de uma mulher...
O homem competente se esmera em fazer sua parceira confiante em si mesma, a incentiva e ambos se completam nas trocas de idéias e projetos. Se apoiam mutuamente e são esses os relacionamentos que acabam se tornando duradouros.
Evite então o "homem rato". Como? Corte logo a conversa na primeira investida quando perceber que se trata de um "roedor".
Pois mulheres, mais vale qualidade que quantidade, não é ser exigente, é se valorizar enquanto mulher.
Ou você vai acabar caindo na ratoeira dele e, então em pouquíssimo tempo estará correndo atrás de um advogado para apressar seu divórcio, com seu coração partido, achando que todos os homens são canalhas e com medo de se envolver em um novo relacionamento.
Janete Araújo
Janteyraraujo@yahoo.com.br










terça-feira, 17 de junho de 2008

Sonhos se realizam



RÁDIO EDUCADORA- Meu sonho que já dura 12 anos.

A Rádio Educadora AM1010 completou no último dia 18 de março, 40 anos de existência no Vale do Aço, pois foi nessa mesma data no ano de 1968 que ela pela primeira vez levantou a sua voz para nunca mais se calar.
A grande festa comemorativa vai acontecer no dia 17 de agosto na Avenida Magalhães Pinto com shows musicais de Wilson Sideral, Don e Juan, bandas regionais e outras atrações, tudo isso com a participação dos locutores da emissora.
Mas vamos parar para pensar no que é a história de 40 anos de vida de um órgão de comunicação que tem como único recurso, apenas a voz, para atrair o ouvinte e mexer com sua imaginação.
E mesmo assim entrando em todos os lares, cidades, vilarejos, ônibus, Caminhões, carros de passeio e, tudo sem pedir licença, basta ligar o botãozinho do rádio e sintonizar na AM 1010 e lá estamos nós: pela manhã, o Ademir Cunha, o Padre Marcelo Rossi, o Padre Ferreira vem logo em seguida, à tarde tem o Roberto Nogueira e, aí eu entro com meu quadro no meio do programa dele, o "De mulher pra mulher", mas tem também minhas entrevistas no setor jornalístico que sempre vão ao ar pela manhã e ao meio dia.
À noite, não posso me esquecer do "Cumpadre" João Poeta, mas sempre tem o José Marcelo, o José Hamilton e todo pessoal da equipe de esportes que faz a alegria da galera que gosta de futebol nos finais de semana.
E ainda, por trás de tudo isso, tem aqueles que atuam nos bastidores e que sem eles, nada disso funcionaria.
Você ouve o noticiário e fica sabendo dos fatos mais importantes que ocorrem na sua região. Tem o "Microfone aberto" para a comunidade se expressar.
Aliás, penso que esta é nossa principal função: dar voz a quem necessita e sermos links daqueles que reivindicam ou precisam informar à população, tudo o que ocorre no Vale do Aço.
Dos 40 anos da Rádio Educadora, participo de quase 12, afinal cheguei aqui no dia 10 de fevereiro de 1997. Era um sonho de menina que se tornou realidade e vem durando até hoje: trabalhar na Rádio Educadora. E de lá para cá tenho acumulado muitas histórias para contar.
Uma delas, que acho até no mínimo inusitada ocorreu pôr ocasião de uma visita do então Governador de Minas, Itamar Franco em 1999. Logo que chegou no aeroporto foi logo dizendo que não falaria com a imprensa, aí ele circulou por Timóteo, Cel. Fabriciano e Ipatinga e sempre com o mesmo discurso de se manter longe dos repórteres e eu logo atrás dele com meu gravador na mão esperando só uma oportunidade.
Imagina só! Falar para um repórter que não vai conceder entrevista . Então ele veio aqui só para fazer turismo?
Aí tomei coragem e falei: "antes do Senhor ir embora da região, o senhor grava entrevista comigo", ele respondeu: "Te garanto que não".
E não é que pouco antes dele embarcar de volta para a capital mineira, eu consegui convence-lo a falar? Ele foi logo desabafando:" Não sei porque que desde que aqui cheguei a senhora vem me importunando", respondi: "É só gravar a entrevista que vou embora". E saí de lá com a matéria gravada e a sensação de dever cumprido.
E desde então, tem sido assim, se uma autoridade se nega a conceder entrevista, eu a convenço do contrário (Acabei de me lembrar agora de uma visita do Vice Governador Anastasia, em Belo Oriente no ano passado, foi um trabalhão eu conseguir convence-lo e sair de lá com a entrevista...)
São 11 anos circulando pelas cidades do Vale do Aço e sempre me apresentando como: Janete Araújo da Rádio Educadora.
Mas vem uma nostalgia...daquele pessoal, locutores de primeira linha que passaram por aqui e usaram os nossos microfones tais como: "Cumpadre Juca, Edmar Moreira e tantos outros. São histórias que sempre serão lembradas por todos nós.
Já percebeu que em quase todos ou outros órgãos de imprensa do Vale do Aço e até da Capital (falo por exemplo do Walfrido Teixeira), sempre tem alguém que já foi funcionário da Rádio Educadora, pois todos os locutores ou trabalham, ou trabalharam ou irão trabalhar aqui um dia.
Sabe o que é isso? 40 anos de competência, garra, força, amor e principalmente união, é vestir a camisa da emissora com orgulho.
Vieram as rádios concorrentes, mas continuamos com nosso espaço, afinal o mercado é assim mesmo, tem público para todos os gostos.
E graças a unidade do grupo Educadora, que trabalha, dá o sangue pela Rádio, a pioneira do Vale do Aço, nos continuamos sendo a "primeira do seu coração", pois "a gente gosta daqui!".
O tempo passou, mas nos modernizamos, informatizamos e temos a Educadora FM 107,1.
Quando olho para trás e me lembro que aos 14 anos decidi trabalhar na Rádio Educadora e desde então, até ser contratada em 1997, não deixei em paz o então diretor da emissora, percebo que venci. Segui firme meu objetivo e o sonho se tornou realidade.
Hoje sou parte de uma grande família, um grupo que tem seus problemas a serem administrados como qualquer outra empresa.
Mas sabe o diferencial entre aqui e as outras emissoras? UNIDADE.
É Como se: "mexeu com alguém daqui da rádio, mexeu com a turma toda".
E 40 anos depois a Rádio Educadora está mais atual que nunca.
Então aproveite festa do dia 17 de agosto na Avenida Magalhães Pinto e venha comemorar conosco.
E para encerrar usarei uma das vinhetas da emissora: "Rádio Educadora, há 40 anos no coração do Vale".

Janete Araújo




segunda-feira, 9 de junho de 2008

Procura-se um namorado


A fina arte da convivência a dois no namoro

Por que está tão difícil nos últimos tempos conseguir um relacionamento sério, com companheirismo, respeito mútuo e igualdade de sentimentos e direitos?
Antes, nos tempos de minha avó, por volta dos anos 40 e 50, com 20 anos de idade uma moça já deveria estar há muito casada, com vários filhos para criar e sem direito a questionar as ações do marido, pois haviam as determinações impostas pela sociedade machista patriarcal que determinavam tarefas e funções determinadas só para as mulheresi e ao homem, cabia tudo. Até freqüentar os bordéis, beber em demasia, ficar com "as meninas" e trazer sífilis para o seio da família, e à mulher cabia observar e conviver com tudo isso calada.
E, não se falava jamais em separação, por pior que o casamento fosse.
Depois veio os anos 60, 70, veio a pílula, nossas antepassadas queimaram os sutiãs em praça pública e passaram a usar mini saia.
O relacionamento entre o casal começou a ser questionado pelas mulheres mas, ganhou fama de ser algo como uma prisão que cerceia a liberdade, principalmente do homem em beber com os amigos e sair para as noitadas desacompanhado sem cobranças e, a mulher passou a trabalhar fora e ser questionada pela sociedade por deixar os filhos com babás ou na creche.
Mas agora estamos em pleno século 21, numa sociedade quase igualitária, digo quase, porque os velhos moralismos e questionamentos permanecem em alguns meios e o machismo arraigado também.
Nos tornamos mulheres independentes demais, trabalhamos em competitividade direta com os homens em nossas profissões, pagamos nossas próprias contas e, há ainda casos em que é o orçamento da mulher que completa o do marido e ajuda a manter a sobrevivência da família.
Mas alguns ainda continuam achando que existem coisas que só o homem pode fazer e coisas exclusivas de responsabilidade da mulher. Mentes que ainda não evoluiram com o passar dos tempos.
A jornada dupla de trabalho da mulher não conta? Trabalhar fora, suportar a pressão e cobrança do chefe, a concorrência desleal do mercado e, ainda chegar em casa, cuidar do jantar, ajudar nas tarefas escolares dos filhos, orientar a empregada(se tiver) e conceder afeto e amor que o marido reivindica.
Sem contar os finais de semana com faxina na casa, quando mal se dá tempo de correr ao salão de beleza para fazer as unhas, se depilar e dar uma "mexidinha" no cabelo.
Isso para as casadas. E acha que a vida das solteiras é mais fácil?
A jornada também é dupla, pois após o trabalho, excluindo o marido, algumas têm filhos frutos de relações independentes que necessitam de atenção e carinho e, mesmo aquelas que não os tem, ainda sobram as obrigações domésticas, que devem ser executadas, mesmo num lar solitário.
E vêm ainda as decepções amorosas com homens que não valem a pena a produção que fazemos nos finais de semana(lingerie nova, perfume em locais estratégicos, roupa impecável, sapato e maquiagem caprichados) para encontra-los.
Ficam conosco por algum tempo e quando percebem que a "ficada" pode se tornar em algo mais sério, nos esnobam, desligam o celular e partem para outras, mais jovens e bonitas que, muitas vezes são nossas melhores amigas.
Eles chegam com um papo: "vamos nos conhecer melhor, ver no que vai dar e se der certo vamos namorar sério", mas com o tempo tudo muda.
Por isso parabéns para aquelas que estão neste dia dos namorados com seu parceiro ao lado.
Segure ele e tente fazer o relacionamento dar certo. O mercado está cheio de mulheres solitárias que só precisam de um pouco de atenção, carinho, afeto, compreensão e respeito para se tornarem ótimas companheiras.
E para aquelas que preferem permanecer solteiras, um namorado amigo, protetor, fiel e cheio de amor para dar também é sempre bem vindo.
Eu ainda procuro o meu homem ideal e desejo com sinceridade que todas as mulheres encontrem seu par perfeito, para casar ou não. Afinal isso é apenas um pequeno detalhe.
Nós somos guerreiras, lutadoras, leoas que defendem seu espaço de igualdade no mundo, mas ao mesmo tempo, somos frágeis orquídeas que precisam de atenção, carinho e amor constantes para florescerem linda e maravilhosas.
Então, que neste dia dos namorados, que novos pares se encontrem, se completem e sejam muito, mas muito felizes mesmo.




Estão são minhas fotos
Olha que chique eu com o o astronauta brasileiro Marcos Cesar Pontes








Pensando na vida












CHEIA DE POSE





Tentando apresentar todo meu charme

É isso ai esta sou eu!!!!!!!!


DE MULHER PRA MULHER 17

DICAS ESPECIAIS

Quer um molho branco com uma sabor todo especial? Quando estiver quase pronto tempere com caldo de galinha em tablete, cebola batidinha e, no final acrescente creme de leite sem soro e um copo de requeijão, mexa sem deixar ferver, retire do fogo e continue misturando e depois use e abuse.
Sabia que borra de café é ótimo para limpar as louças do banheiro, basta esfregar bem e depois lavar tudo normalmente, fica tudo limpinho, sem manchas Quando comprar roupas com botões use um pouquinho de base transparente na linha que prega o botão á roupa, assim, você não corre deles se soltarem com o tempo.
Nunca jogue água fria depois de cozinhar o macarrão, o segredo dos mestres de cozinha é após cozinha-lo como de costume escorrer rapidamente e logo em seguida ainda quente, jogar o molho.

RECEITA DO DIA

TORTA SURPREENDENTE
Ingredientes:
2 xícaras com trigo
2 ovos inteiros
1 copo americano com leite
1 colher de manteiga
1 colher de fermento em pó
1 colher de azeite
2 cubos de caldo de galinha
1 cenoura média picadinha
1 cebola média batidinha
1 batata média picadinha
4 vagens picadas
8 azeitonas picadas
1 lata de atum
3 ovos inteiros
1 ½ xícara com queijo ralado
PREPARO
Faça uma massa com o trigo, os 2 ovos, o leite, a manteiga, o fermento e um tablete esmigalhado de caldo de galinha, mexa até ficar bem homogêneo. Refogue a cebola no azeite e acrescente a cenoura, a batata, a vagem, as azeitonas, cozinhe com pouquíssima água até amolecer, junte o atum e deixe ferver até o caldo secar.
Num refratário untado cubra todo o fundo com a massa e espalhe por cima o refogado de legumes e atum. Bata bem os 3 ovos com o queijo e cubra tudo com essa mistura e leve para assar em forno quente por cerca de 30 minutos.
Dicas e sugestões: janetyraraujo@yahoo.com.br. "A paixão verdadeira supera todas as barreiras do mundo. Nunca deixe de declarar-se para quem você ama".


DE MULHER PRA MULHER 16


DICAS ESPECIAIS
Hoje vou passar dicas para facilitar a sua vida como dona de casa: se o sal ficou umedecido, coloque-o em uma frigideira leve em fogo baixo mexendo sempre até secar, depois é só voltar com ele para uma vasílha e acrescentar alguns grãos de arroz. Pingou vela em algum móvel seu? Ligue o secador de cabelo bem próximo ao pingo e passe uma pano seco, sai na hora. Se a roupa sujou com sangue, vinho ou molho shoyo, passe água oxigenada, não vai ficar nenhuma marca. Sobrou vinho de alguma festa em sua casa? Acrescente dentes de alho, alecrim, salsa, pimenta, louro ou outra erva de sua preferência vira um ótimo vinagre aromatizado para carnes.

RECEITA DO DIA

BOLO CREMOSO DE MANDIOCA
Ingredientes:
Cerca de 1 quilo de mandioca já ralada e espremida num pano de prato para retirar todo líquido
3 ovos
200 gramas de côco ralado
1 copo americano com trigo
cerca de 200 ml de leite de côco
1 lata de leite condensado
meia medida de leite comum
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de fermento em pó
2 colheres de açucar
cravos da índia a vontade
calda de açucar caramelizada
Modo de Fazer;
Em uma tigela junte a mandioca já ralada e espremida, o trigo, e vá acrescentando o leite de côco, o côco ralado o açucar, as gemas, o leite comum e o fermento em pó, bata tudo muito bem até ficar homogêneo deixe por último para juntar as claras batidas em neve e os cravos da índia. Misture delicadamente e leve para assar em forma untada por cerca de 40 minutos. Retire e cubra com a calda caramelizada e se quiser pode jogar côco ralado por cima.
Dicas e sugestões: janetyraraujo@yahoo.com.br
"Nada é tão insuportável que não possamos vencer, Deus nos dá a carga que Ele sabe exatamente cabem em nossos ombros"